Avisos de Cursos

veja mais...

Curso semipresencial “Elementos Básicos do Pensamento Weberiano – Turma 1/2016” (Turma Piloto)

17/08/2016

A Escola Judicial promoverá o curso Elementos Básicos do Pensamento Weberiano – Turma 1/2016, modalidade semipresencial, no período de 12 de setembro a 10 de outubro de 2016.

A aula presencial será realizada no dia 12.09.16, na Sala Multimeios da Escola Judicial – Av. do Contorno, 4.631 - 10º andar - Bairro Funcionários .

Objetivo: familiarizar o público não especialista com conceitos básicos do pensamento de Max Weber, influente pensador da atualidade, apresentando-os de maneira simples, acessível e sem empobrecimento de conteúdo.

Nº de vagas: 35.

Carga horária: 20 horas-aula (3h presenciais e 17h a distância).

Público-alvo: Magistrados da Formação Continuada, prioritariamente, assessores e assistentes de magistrados.

Conteúdo programático:
- UNIDADE I: O contexto histórico e a formação do método e da perspectiva sociológica de Max Weber. 
- UNIDADE II: Sociologia geral weberiana – 1ª parte: Tipologias da Ação e da Estratificação sociais e da racionalidade.
- UNIDADE III: Sociologia geral weberiana – 2ª parte: Tipologias da Ética, do Capitalismo e das Religiões.
- UNIDADE IV: Sociologia política weberiana: Dominação, Burocracia, Direito e Estado Nacional Moderno.

Formador: Rubens Goyatá Campante - servidor da Escola Judicial do TRT 3ª Região, Mestre em Ciências Políticas e Doutor em Sociologia Política pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais.

Critérios de seleção: Prioritariamente, magistrados da formação continuada, observada a ordem de inscrição, até o limite de vagas, em atendimento à  Resolução Enamat 09/2011 .

As vagas remanescentes, se houver, serão destinadas aos assessores e assistentes de magistrados, conforme ordem de inscrição.

Não poderão participar os servidores que estiverem em gozo de férias ou usufruindo licenças nas hipóteses previstas no artigo 6º, §2º da Resolução nº 159/2015 do CSJT.

Inscrições: até o dia 25.08.2016. Clique aqui.

Divulgação da lista de selecionados no dia 29.08.2016, na página da Escola Judicial e encaminhada por e-mail aos inscritos.

A Escola Judicial emitirá certificado se o participante for magistrado e promoverá a averbação automática na pasta funcional, se o participante for servidor, àqueles que obtiverem participação de 100% na aula presencial e participarem, com aproveitamento, de todos os fóruns de discussão.

Atenção:

Não será possível o cancelamento da inscrição após o início do curso.

Poderá haver desistência prévia, até o dia 1º de setembro de 2016, mediante solicitação por escrito encaminhada à Escola Judicial por meio do email escola@trt3.jus.br.

A desistência após 01.09.2016 não será registrada e ensejará reprovação por infrequência.

 

Escola Judicial do TRT-3ª Região
www.trt3.jus.br/escola
         (31) 3228-7165

 

Número de acessos: