Programa de Higienização e Catalogação de Processos Trabalhistas

 

Implementado pelo Centro de Memória em 2009, o "Programa de Higienização e Catalogação de Processos Trabalhistas" tem como objetivo tratar os autos judiciais de guarda permanente da Justiça do Trabalho Mineira e propiciar a disponibilização dessa documentação ao público interessado.

O acervo conta com processos desde o final da década de 1930. Os documentos recebem ações de conservação – como higienização com retirada de poeira e materiais oxidantes –, são analisados e catalogados por uma equipe de estagiários das áreas de História e/ou Direito, sob a supervisão dos servidores do Centro de Memória. Por fim, o Programa visa a digitalizar o acervo permanente da Instituição por meio de um scanner planetário, contribuindo para a conservação dos documentos originais e alargando as possibilidades de acesso pelos usuários.

A meta é construir um banco de dados que possibilite ao pesquisador estudar as transformações sociais, políticas e econômicas do país a partir das relações capital x mão de obra, tendo como parâmetro as demandas dos trabalhadores e a atuação da Justiça do Trabalho.

Localização: Rua Curitiba, 835-10º andar – Centro. Belo Horizonte/MG  

Consultas ao acervo podem ser agendadas pelo e-mail: memoria@trt3.jus.br

 

Notícias Relacionadas

29/06/2016 - Reportagem Especial no Informativo Acontece - Acervo do TRT ajuda a contar a história de conquistas trabalhistas nos anos 40

15/04/2016 - Comissão leva ao STF projeto para preservação de autos findos

23/08/2013 - Escola Judicial realiza 2ª etapa do Seminário de Gestão Documental e Preservação de Autos Findos de Processos Judiciais

22/08/2013 - Acervo histórico do TRT é utilizado para formação acadêmica

21/06/2013 - Centro de Documentação do TRT guarda a história da Justiça do Trabalho de Minas

30/04/2013 - Estagiários do Projeto de Catalogação de Processo assistem audiência na 35ª VT

06/02/2013 - Adequação do prédio da Curitiba para abrigar acervo histórico começa em breve