Programa Justiça e Cidadania

 

O "Programa Justiça e Cidadania", instituído pelo Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, por meio de seu Centro de Memória, tem como objetivo estabelecer canais de comunicação entre a Instituição e a sociedade. Por seu intermédio, alunos visitam a "Exposição Trabalho & Cidadania" e têm a oportunidade de conhecer a história e ofuncionamento da Justiça do Trabalho.

Em seguida, os estudantes participam de uma audiência trabalhista simulada conduzida por um magistrado e atuam como empregado, empregador, advogados, testemunhas e secretário de audiência. Terminada a audiência, o juiz fica à disposição para esclarecimento de dúvidas. Após, os alunos são levados ao plenário do TRT onde assistem a uma sessão de julgamento de 2ª instância e são recebidos pelo presidente da Turma.

O Programa atende escolas da rede pública e privada da capital e do interior do estado, abrangendo o ensino fundamental, médio, universitário e supletivo.

O Centro de Memória fornece o material do Programa às escolas, para ser apresentado e discutido em sala de aula, antes da visita.

As visitas, agendadas previamente, acontecem de segunda a quinta-feira, inclusive no turno da noite.

A extensão do Programa às escolas de curso noturno atendeu à demanda desses alunos que, em geral, já estão inseridos no mercado de trabalho. Em razão do horário, as atividades se limitam à visitação à Exposição e à realização da audiência simulada, o que não diminui o proveito da experiência.

Localização
Exposição Trabalho & Cidadania, saguão do edifício-sede do Tribunal Regional do Trabalho, Avenida Getúlio Vargas, 225, bairro Funcionários, Belo Horizonte, Minas Gerais.

 

 

Os contatos podem ser feitos com o Centro de Memória,
pelo telefone (31) 3215-7919 e (31) 3215-7915 ou via e-mail memoria@trt3.jus.br

Vídeos

Novidades no Centro de Memória

 

Notícias Relacionadas