Programa de História Oral

 

A Justiça do Trabalho em Minas Gerais e sua repercussão social

A História Oral é um dentre os vários métodos de pesquisa e abordagens que a História possui. Nessa perspectiva, o Programa de História Oral do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais registra fatos e informações obtidas em entrevistas com magistrados, servidores, advogados, juristas, professores e sindicalistas cujas atividades profissionais ligam-se à Justiça do Trabalho.

A proposta é analisar a trajetória histórica da Justiça do Trabalho sob o prisma de sua função primordial, que não é só jurídica, mas também de cunho social e republicano.

Um dos entrevistados do Programa é Messias Pereira Donato, juiz do trabalho aposentado da 3ª Região, professor aposentado de Direito do Trabalho e de História das Doutrinas Econômicas nas Faculdades de Direito e Filosofia da UFMG, ex-diretor da Faculdade de Direito da UFMG, ex-membro da Comissão de Direito Social do Ministério do Trabalho e advogado militante. O Professor Messias Pereira Donato faleceu em 30/03/2015.

Veja trechos da entrevista com o Prof. Messias Pereira Donato

A relação dos depoimentos colhidos no Programa está disponível para consulta na secretaria do Centro de Memória da Justiça do Trabalho de Minas Gerais, localizada na Rua Curitiba, 835, 10º andar. Centro. Belo Horizonte/Minas Gerais.