Notícias

veja mais...

Frei Betto confirma participação no evento do dia 06 de março.
Cineasta Helvécio Ratton e Misael Santos, da Rádio Favela, garantiram presença

27/02/2009

A Escola Judicial promoverá,  no dia 06.03.2009, às 15 horas, no plenário do TRT-MG (av. Getúlio Vargas, 225 – 10º andar – BH/MG), mesa redonda com o tema “Cinema e Democracia no Brasil: Imaginário Social, Pluralismo e Liberdade de Expressão”, atividade aberta a magistrados e servidores do TRT-MG.

Como as discussões terão suporte na exibição de partes dos filmes Batismo de Sangue e Uma Onda no Ar, o evento contará com as participações dos cidadãos que mantêm vinculação direta com a produção das películas e com as histórias nelas contadas:

1 - Carlos Alberto Libânio Christo, o Frei Betto, frade dominicano e escritor, autor de mais de 50 livros (inclusive da obra que deu origem ao filme Batismo de Sangue), muitos deles traduzidos no exterior. Estudou Jornalismo, Antropologia, Filosofia e Teologia. É assessor de movimentos sociais. Recebeu vários prêmios, no Brasil e no exterior, por sua luta em prol dos direitos humanos.

2 - Helvécio Luís de Amorim Ratton, diretor e produtor de cinema, premiado em Brasília, com A Dança dos Bonecos, em Gramado e em festivais na Itália, na Alemanha e em Portugal. Em 2002, lançou o filme Uma Onda no Ar, que conta a história da criação da Rádio Favela. Em 2006, lançou Batismo de Sangue, baseada no livro homônimo de Frei Betto, com o qual ganhou dois troféus Candango no Festival de Brasília. Em 2007, lançou o filme Pequenas Histórias, ficção que retrata personagens lendários do imaginário brasileiro, principalmente de Minas Gerais.

3 - Misael Avelino dos Santos, idealizador, fundador e Presidente da Rádio Favela de BH, hoje, seu Presidente, participou ativamente da luta pela liberdade de expressão e contra a discriminação social mostrada no filme Uma Onda no Ar.

Os filmes que servirão de mote ao debate do dia 06.03 retratam histórias reais: a luta pela democracia e liberdade de expressão durante o regime militar (Batismo de Sangue)  e a luta instaurada por um grupo de cidadãos negros contra a discriminação social e pela liberdade de expressão em curso numa das favelas de Belo Horizonte/MG (Uma Onda no Ar).  Tais lutas, retratadas pelo cineasta Helvécio Ratton, que tiveram como protagonistas figuras públicas de Minas Gerais – Frei Betto e Misael Avelino dos Santos - contribuíram para formatar os cenários social e político brasileiros, revelando as lutas pela efetivação do Estado Democrático de Direito, assuntos a serem tratados na mesa redonda do dia 06 de março de 2009, a partir das 15 horas, aberta ao público interno do TRT-MG, como atividade de formação profissional.

A Escola Judicial aguarda a confirmação da participação do Professor José Luiz Quadros de Magalhães (PUC-MG e UFMG), convidado como debatedor.

Inscrições na Escola Judicial do TRT-MG: 31 - 3238-7826 ou escola@trt3.jus.br.

A Escola fornecerá certificados aos participantes.

EXIBIÇÃO DOS FILMES

Com o intuito de subsidiar os debates do dia 06.03.2009, a Escola Judicial exibirá, no seu auditório (Rua Curitiba, 835 – 11º andar – BH/MG), os filmes de Helvécio Ratton nas seguintes datas e horários:

  • Uma Onda no Ar, dia 04.03.2009, às 18h30min
  • Batismo de Sangue, dia 05.03.2009, às 18h30min