Notícias

veja mais...

Realizado encontro do Conematra em Belém

09/06/2011

Foi realizado em Belém, nos dias 6 e 7 de junho, o 28º encontro do Conselho Nacional das Escolas da Magistratura do Trabalho – Conematra,  que teve como objeto uma Assembléia Geral Extraordinária e reuniões de trabalho com a consultora pedagógica Acácia Zeneida Kuenzer.

No dia 6, foi realizada uma oficina sobre Técnicas de Organização de Oficinas e de Estudos de Casos, coordenada pela Dra. Acácia Zeneida, com a participação de magistrados representantes das escolas e de seus assessores pedagógicos. Na oportunidade, a doutora em educação e trabalho, que presta consultoria à Escola Judicial da 4ª Região, explicou a metodologia elaborada a partir das necessidades do público-alvo, denominada itinerários formativos.

A Assembleia Geral Extraordinária previu aos magistrados, dentre outros pontos da pauta, espaço para apresentação de boas práticas e de dificuldades das escolas. Concomitantemente, os assessores pedagógicos participaram de um grupo focal com a Dra. Acácia para troca de experiências. A pedagoga ressaltou a importância da existência nas escolas de uma equipe com pessoas dedicadas à gestão pedagógica e outras, à gestão administrativa, com treinamentos específicos ao longo do tempo.

Representou o diretor e o coordenador acadêmico da Escola Judicial do TRT-3ª Região a conselheira da EJ e do Conematra Graça Maria Borges de Freitas, juíza titular da VT de Formiga. Também participou do encontro a servidora Maria de Fátima Moreira Santa Bárbara, pedagoga da Escola Judicial.