Notícias

veja mais...

VIII Curso de Formação Inicial de Juízes do Trabalho – Módulo Regional

12/07/2011

Os 11 novos juízes substitutos do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, empossados na última sexta, participaram, na manhã desta segunda, 11 de julho, no auditório da Escola Judicial, da abertura do Módulo Regional do Curso de Formação Inicial de Juízes do Trabalho Substitutos, correspondente ao VIII Curso de Formação Inicial de Juízes do Trabalho da 3ª Região.

O desembargador César Machado, diretor da Escola Judicial, saudou os novos magistrados lembrando que eles são a nova geração que renova o Tribunal e a força da instituição. Sobre o curso, ressaltou que não é papel da Escola Judicial reforçar ou enfatizar o conhecimento jurídico mas, sim, aprimorar a formação do juiz sob o aspecto profissionalizante. "O viés acadêmico não é o nosso foco. A Escola Judicial visa, a partir do conhecimento técnico que vocês já têm, inseri-los num contexto mais amplo que é o da atividade jurisdicional pois, sabemos, o conhecimento acadêmico, por maior que seja, não é suficiente para o exercício integral da jurisdição", explicou o desembargador.

Ao dar as boas vindas aos alunos, o juiz Alexandre Wagner de Morais Albuquerque, presidente da Amatra3, em exercício, destacou o papel da associação: "Os pilares da independência do juiz estão exatamente nas garantias e prerrogativas que nos são conferidas. E é para fazer valer essas garantias, seja preventivamente ou depois de violadas que nós colocamos a associação à disposição de todos vocês".

Foto 1

Alexandre Wagner de Morais Albuquerque, César Machado e Miracy Barbosa de Sousa Gustin


A professora da UFMG, Miracy Barbosa de Sousa Gustin, ministrou a aula inaugural do curso enfocando a Justiça diferenciada do século XXI e a formação interdisciplinar do ponto de vista do multiculturalismo e da diversidade cultural. "O Judiciário tem que estar aberto para o multiculturalismo e para o pluralismo jurídico também multicultural. Somos um novo Estado que deveria ser também policultural, mas não é o que temos", enfatizou a professora.

À tarde, os novos juízes ouvem explanação do diretor da Escola Judicial sobre o papel e as atribuições da EJ e, após, participam de atividade de integração coordenada pela juíza Graça Maria Borges de Freitas, conselheira da EJ e pedagoga, e pela servidora e psicanalista Judith Euchares Ricardo de Albuquerque.

O VIII Curso de Formação Inicial está previsto para acontecer de julho a outubro de 2011. Assista à reportagem na TVTRT-MG. (Ruth Vasseur)

Foto 2

O diretor da Escola Judicial entregou os notebooks institucionais
aos novos juízes substitutos da Justiça do Trabalho de Minas (fotos: Brazza)