Notícias

veja mais...

Mesa redonda com jornalista francês em Juiz de Fora

21/10/2011

A Escola Judicial do TRT da 3ª Região e a OAB-MG – Subseção Juiz de Fora promoverão, no dia 04 de novembro de 2011, às 19 horas, mesa redonda com o tema Orange stressé: a gestão pelo stress na France Télécom, empresa de telefonia francesa.
O evento terá palestra do jornalista francês Ivan du Roy e debate com a psicanalista da Escola Judicial, Judith Albuquerque, e o público presente.
A atividade terá tradução simultânea a ser realizada pelo Juiz do Trabalho da JT-MG Tarcísio Correa de Brito e por Erika Campelo.

CURRÍCULO DO PALESTRANTE FRANCÊS
Ivan du Roy é formado em Historia pela Universidade de Paris IV, com mestrado abordando a historia africana e monografia de conclusão de curso sobre o tema dos sindicatos na França. Durante oito anos, exerceu a atividade de jornalista junto ao Témoignage Chrétien, tendo criado, há três anos, a revista virtual "Basta!". É também jornalista colaborador das revistas Nouvel Observateur e Croissance. Realizou cobertura para os veículos de comunicação franceses de todos os fóruns sociais mundiais, tendo desenvolvido trabalhos no Brasil sobre a Amazônia, comunidades e cidadania e processo político. Essas mesmas atividades foram desenvolvidas em alguns países da Europa do Leste.  É autor do livro Orange Stressé: le management par le stress à France Télécom, que será o tema da mesa redonda.

SOBRE O LIVRO
O próprio autor respondeu à pergunta do Juiz Tarcísio Brito sobre o surgimento da ideia de escrever o livro, que tratou do tema da gestão pelo stress na empresa de telefonia France Télécom. Veja abaixo:
No meu trabalho como jornalista, investigo há algum tempo as questões relativas à saúde no trabalho e aos riscos sanitários. Em 2007, os sindicatos criaram, no âmbito da empresa francesa France Telecom (FT), um “Observatório do Stress e das transferências forçadas”, que constatou um mal estar crescente entre os trabalhadores, o aumento dos problemas de saúde (insônia, depressão,  afastamentos de longa duração ...) e que muitos empregados se sentiam oprimidos pela empresa.
Do Observatório participaram sociólogos, médicos e psicólogos com o objetivo de compreender o que ocorria efetivamente. Um primeiro relatório foi publicado em 2008, e eu escrevi o primeiro artigo intitulado “Orange Stressé” (Orange era então a marca de telefonia móvel da França). Daí surgiu a ideia do livro a partir de um questionamento: o que está ocorrendo na FT e por que motivo? Então comecei a investigar.

A DEBATEDORA
Judith Euchares Ricardo de Albuquerque é a psicanalista responsável pelo Centro de Direito e Psicanálise da Escola Judicial do TRT-MG, coordenadora do grupo NIEP-J (Núcleo de Investigação e Estudos em Psicanálise e Psiquiatria Judiciária) e preceptora do Programa de Residência Médica em Psiquiatria Forense do Hospital das Clinicas da UFMG.

Público alvo
Aberto a magistrados e servidores do TRT e a todos os profissionais e estudantes.

 

LOCAL
Auditório da OAB-MG – avenida dos Andradas, 696, Morro da Glória, Juiz de Fora-MG.

HORÁRIO
19 horas

INSCRIÇÕES
Previamente pelo e-mail cursoej@trt3.jus.br, com as seguintes informações: nome completo (sem abreviações) e e-mail.

PATROCÍNIO
Caixa Econômica Federal.

Será emitido certificado de participação.

Mais informações: 32 3690-5900 (OAB-Juiz de Fora)

                         31 3238-7862 (Escola Judicial)