Notícias

veja mais...

Curso Estudo de Casos – Doenças do Trabalho – Módulo I (Interior)

08/05/2013

Nos dias 23 e 24 de maio de 2013, das 09h às 12h e das 14h às 17h, acontecerá o “Curso Estudo de Casos - Doenças do Trabalho - Módulo I”.

Abertas Inscrições para Interior

A Escola Judicial promoverá o Curso Estudo de Casos – Doenças do Trabalho – Módulo I. O evento ocorrerá nos dias 23 e 24 de maio (encontros presenciais), das 9h às 12h e das 14h às 17h, na sala multimeios 1 da Escola Judicial (rua dos Goitacases, 1475, 15º andar – Barro Preto). Haverá atividades a distância ao longo do curso, com envio eletrônico do trabalho final até 31 de maio de 2013.

Público Alvo

Assessores e Assistentes de Magistrados do interior que possuam conhecimentos teóricos e práticos necessários ao exercício das referidas funções e que desejem aprofundar seus estudos, em níveis intermediário e avançado, mediante solução de caso complexo de doença do trabalho.

Conteúdo Programático

Dia 23.05.13 (manhã) - 1ª etapa: encontro teórico (3 horas)

  • Aula presencial com exposição, pelas professoras, dos seguintes aspectos relevantes pertinentes à doença do trabalho e à prescrição: 1. Breve histórico: 1.1 Meio ambiente do trabalho na perspectiva constitucional; 1.2 Proteção à saúde do trabalhador; 1.3 Segurança no trabalho; 1.4 Convenções Internacionais; 2. Doença ocupacional: 2.1 Conceito; 2.2. Efeitos da doença ocupacional sobre o contrato de emprego; 2.3 Danos decorrentes da doença ocupacional; 3. Prescrição: 3.1 Prazos; 3.2 Suspensão; 3.3 Questões polêmicas sobre os prazos aplicáveis na Justiça do Trabalho e o marco de início da contagem; 4. Apresentação parcial do caso

Dia 23.05.13 (tarde) - 2ª etapa: encontro prático-teórico: estudo coletivo do caso pelos alunos, elaboração de minuta de decisão, trabalho em grupo e debate (3 horas)

  • 1ª parte: Os alunos procederão à leitura do caso.
  • 2ª parte: Os alunos formarão grupos, organizados pelas professoras, de forma a permitir interlocução com colegas de outras unidades e com pontos de vista divergentes;
  • Os alunos elaborarão a minuta da decisão quanto à prescrição aplicável.
  • Os participantes do grupo debaterão a solução por eles dada à prescrição, buscando compreendê-la em todas as suas dimensões;
  • Durante o debate, os alunos deverão: 1) apontar as diferentes teses jurídicas que poderiam ser utilizadas e as soluções alternativas de minuta de decisão; 2 )analisar cada alternativa e as consequências de cada escolha, selecionando a mais adequada segundo os critérios do grupo; 3) registrar os passos que foram necessários para chegar à solução do caso (modelo mental); 4) eleger um relator, que apresentará as conclusões para todos os participantes; 5) os relatores de cada grupo apresentarão as suas conclusões, fazendo uma exposição da discussão ocorrida em seu grupo; 6) após a apresentação de cada grupo, abrir-se-á um tempo para debates de toda a turma; 7) a turma chegará a uma síntese, auxiliada pela professora, discutindo a decisão que prevaleceu.

Dia 24.05.13 (manhã) - 3ª etapa: encontro teórico (3 horas)

  • Aula presencial com exposição, pelas professoras, da teoria da responsabilidade civil; elementos da responsabilidade civil; tipos de responsabilidade; interferência no ônus da prova; tendências jurisprudenciais; responsabilidade na terceirização trabalhista;
  • Apresentação da segunda parte do caso prático.

Dia 24.05.13 (tarde) - 4ª etapa: encontro teórico-prático - estudo coletivo do caso pelos alunos, elaboração de minuta de decisão, trabalho em grupo e discussão final (3 horas)

  • 1ª parte: parte teórica:

1) Aula presencial com exposição, pelas professoras, das especificidades da reparação/recomposição dos danos decorrentes da doença ocupacional (indenizações, pensões);

  • Apresentação da terceira parte do caso prático.
  • 2ª parte: parte teórico-prática:

1) Os alunos procederão à leitura do caso e elaborarão a minuta da decisão quanto à caracterização da doença ocupacional e à responsabilização das empresas reclamadas;

2) Repetição da metodologia de grupos para a discussão da segunda parte do caso concreto.

Atividade a distância - 5ª etapa: estudo individual da terceira parte do caso pelos alunos e apresentação da minuta de decisão envolvendo todo o caso (3 horas)

  • Em atividade a distância, os alunos procedem à leitura da terceira parte do caso, buscando definir a indenização/reparação pleiteada no caso concreto.

Obs: o envio do trabalho final, via eletrônica, até o dia 31.05.13, é requisito para a conclusão do curso e obtenção do certificado)

 

Formadores

Andréa Aparecida Lopes Cançado – Servidora do TRT 3ª Região – Mestre em Direito do Trabalho e Especialista em Processo do Trabalho.
Juliana Augusta Medeiros de Barros - Assistente de Desembargador do Trabalho– Doutora e Mestre em Direito do trabalho.

Inscrições

As inscrições deverão ser feitas mediante preenchimento do formulário respectivo até o dia 15.05.2013. As 25 vagas serão preenchidas observando a ordem de inscrição. Caso o número de interessados ultrapasse o número de vagas, será admitido 1 (um) servidor por unidade respeitando a ordem de inscrição. A Escola Judicial divulgará a relação dos selecionados no dia 17.05.13.

Clique aqui e acesse o formulário de inscrição.

Certificação de servidores do TRT-MG

Será emitido certificado aos servidores que alcançarem presença em 100% da carga horária total do curso; realizarem todas as atividades propostas pelas formadoras a tempo e modo e responderem à avaliação de aproveitamento até o dia 07.06.2013.

Clique aqui para acessar a avaliação de aproveitamento.

 

Número de acessos: