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Glossário

  • Analista de negócios - responsável por traçar parâmetros e definir requisitos para desenvolvimento e/ou alteração de programas e de sistemas.
  • Balanced ScoreCard – BSC - Metodologia de gestão, cuja sigla pode ser traduzida como Indicadores Balanceados de Desempenho. Foi desenvolvida pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, em 1992. O BSC traduz a missão e a estratégia de uma organização em objetivos e em um conjunto de indicadores de desempenho estruturados em uma relação de causa e efeito, organizados segundo quatro perspectivas: financeira, do cliente, dos processos e do aprendizado e crescimento. Os administradores precisam de indicadores sobre vários aspectos do ambiente e do desempenho organizacional, sem o que não teriam como manter o rumo da excelência empresarial. O BSC promove o alinhamento dos objetivos estratégicos com indicadores de desempenho, metas e projetos (ou iniciativas). Dessa maneira, é possível gerenciar a estratégia de forma integrada e garantir que os esforços da organização estejam direcionados para a estratégia; é possível traduzir a visão e a estratégia em termos operacionais. Essa metodologia foi escolhido pelo CNJ para a gestão de todo do Poder Judiciário Nacional.
  • Benchmarking - processo contínuo de confrontação de produtos, serviços e processos de trabalho internos ou entre organizações equivalentes, com a finalidade de comparar desempenhos e de identificar oportunidades de melhoria.
  • Desdobramento – Iniciativas que possibilitam levar a outros níveis organizacionais uma maior consciência a respeito da estratégia e apontar as contribuições de cada unidade para o alcance dos objetivos estratégicos corporativos, dando foco às ações das diversas áreas e alinhando prioridades de todos à estratégia.
  • Entrega - produto, resultado ou capacidade para realizar um serviço exclusivo e verificável que deve ser executado para encerrar processo, fase ou projeto.
  • Equipe do Projeto - servidores que executam atividades do projeto de acordo com o cronograma.
  • Escopo: trabalho que deve ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções especificadas
  • Escopo – trabalho que deve ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções especificadas
  • Escritório de Projetos – unidade organizacional que centraliza e coordena o gerenciamento de projetos sob seu domínio, supervisionando projetos e/ou programas.
  • Estratégia – É uma noção de sentido, de direcionamento a seguir, que envolve definições claras sobre o propósito, os resultados e como alcançá-lo.
  • Estrutura Analítica do Projeto – EAP - ferramenta que define e organiza o escopo do projeto, na forma de decomposição hierárquica das suas entregas, representando todo o trabalho a ser executado pela equipe do projeto para atingir os objetivos pretendidos.
  • Experiências adquiridas - registro de experiências positivas e negativas no desenvolvimento de projetos, com o intuito de precaver eventuais incorreções em projetos futuros.
  • Fornecedor – Pessoa física ou jurídica contratada pela organização para atuar no desenvolvimento de projeto.
  • Gerenciamento de Portfólio – processo de identificação, aprovação, priorização, acompanhamento e monitoramento do conjunto de projetos e/ou programas de interesse estratégico para a organização.
  • Gerenciamento de projetos – procedimento padrão de gestão, desenvolvido pela instituição, que utiliza conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas na elaboração de atividades relacionadas, visando a atingir um conjunto de objetivos pré-definidos que atendam especificações de prazo, escopo, custo e qualidade por meio da mobilização de recursos técnicos e humanos.
  • Gerente do Projeto - servidor designado pela Presidência, responsável pela condução das atividades e dos processos relativos ao gerenciamento do projeto.
  • Gestão Estratégica - É um processo contínuo e interativo que visa auxiliar a Administração no gerenciamento da organização e se baseia em três pilares fundamentais: planejamento estratégico; execução da estratégia e acompanhamento estratégico.
  • Grupo de Processos - : conjunto de processos - subdivididos em iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento -, que propiciam o desenvolvimento do projeto, visando à organização dos trabalhos e à entrega do produto/serviço.
  • Indicador de desempenho – Mede o alcance da estratégia, sinalizando o desempenho da organização em cada um dos objetivos estratégicos.
  • Mapa Estratégico - É a representação visual das relações de causa e efeito entre os objetivos estratégicos definidos pela organização, distribuídos em perspectivas.
  • Meta – É a representação quantitativa de um indicador em um ponto específico no futuro. Cabe às organizações a tarefa de trabalhar para atingir as metas definidas para os indicadores e cumprir, assim, os objetivos estratégicos estabelecidos.
  • Metas Nacionais – As metas nacionais fazem parte do alinhamento estratégico do Poder Judiciário Nacional e demonstram o esforço de todos os tribunais em modernizar e aperfeiçoar o Judiciário. Elas são definidas anualmente. O órgão responsável pela gerência e fiscalização é o CNJ.
  • Missão - Exprime a razão de existir da organização, delimitando de forma sucinta, comunicativa e abrangente o propósito da organização: o que ela gera (bens ou serviços), para que (impactos visados) e para quem gera (beneficiários).
  • Objetivos Estratégicos - Os objetivos são um conjunto correlacionado de prioridades que esclarecem o que a estratégia organizacional deve alcançar e o que é crítico para seu sucesso.
  • Partes interessadas - pessoas físicas ou jurídicas com potencial para influir positiva ou negativamente sobre objetivos e resultados de um projeto, mesmo que dele não participem, mas que possam ser afetadas pelo resultado de sua execução ou conclusão.
  • Patrocinador – magistrado, comitê, comissão ou titular de unidade responsável pelo fornecimento de apoio institucional para o desenvolvimento do projeto.
  • Petic Planejamento estratégico organizacional especificamente projetado para a área de Tecnologia da Informação e de Comunicação (TIC).
  • Planejamento Estratégico - É um processo de organizar ideias a respeito do futuro, definindo intencionalmente objetivos e estimando as atividades necessárias para tal.
  • Plano Mestre - relatório de priorização de projetos elaborado pelo Grupo Estratégico.
  • A Guide to the Project Management Body of Knowledge - PMBOK® Guide: publicação, editada pelo Project Management Institute - PMI, que reúne conhecimentos e boas práticas em gerenciamento de projetos.
  • Project Management Institute - PMI - entidade certificadora, sem fins lucrativos, para profissionais de gerenciamento de projetos com foco em divulgação, pesquisa e oportunidades de desenvolvimento, mundialmente reconhecida na área de gestão de projetos.
  • Portfólio (Carteira de Projetos) - reunião de projetos, programas e trabalhos, que, gerenciados, visam a atender objetivos estratégicos da Instituição.
  • PP – Plano de Projeto - Inclui as ações necessárias para definir, coordenar e integrar todos os planos auxiliares do projeto. Ele define como o projeto é executado, monitorado, controlado e encerrado.
  • Programa – Grupo de projetos e ações inter-relacionados gerenciados de maneira coordenada para o controle e a obtenção de resultados que não seriam alcançados se gerenciados individualmente.
  • Projeto - esforço transitório e singular, empreendido para criar produto, serviço ou resultado exclusivo, fundamentado em planejamento no qual são especificados objetivos claros, medidas de resultados, prazos iniciais e finais, etapas de desenvolvimento, além da delimitação de recursos necessários, execução e controle, conforme negociação entre as partes interessadas.
  • Projeto Estratégico – Projeto alinhado ao planejamento estratégico organizacional, cujos resultados almejados promovam avanço substancial na consecução dos objetivos da instituição.
  • Reunião de Análise da Estratégia – RAE – São reuniões que fornecem dados e fatos para assegurar uma gestão objetiva e participativa da estratégia. Nela são analisados o alcance das metas e a execução dos projetos da organização, sendo possível verificar a pertinência deles ao longo do tempo e propor correções de rumo que garantam o alinhamento estratégico.
  • Solicitação de Mudança – SM - Documento formal, emitido por quem solicita mudança no projeto, em que deve constar a identificação das mudanças, descrição dos problemas/necessidades, riscos identificados e análise de impacto.
  • Stakeholders (partes interessadas) - São os múltiplos atores (magistrado, servidor, comitê, comissão, unidade, jurisdicionado, fornecedor, organização ou instituição) que tenham interesse direto no projeto ou que sejam por ele impactados.
  • Termo de Abertura de Projeto – TAP - É o documento que autoriza formalmente o projeto. Ele designa o gerente e concede a este a autoridade para utilizar os recursos da organização na execução das atividades do projeto.
  • Termo de Entrega Final – TEF – É o documento que deverá ser preenchido ao término do projeto, com objetivo de documentar as experiências adquiridas, possibilitando a criação de uma base de conhecimento de experiências adquiridas, que será utilizada como ferramenta para análise e auxílio no gerenciamento e na execução de futuros projetos.
  • Valor(es) - Princípios ou crenças que servem de guia para comportamentos, atitudes e decisões de pessoas no exercício de suas responsabilidades e na busca dos resultados estabelecidos. Fornecem o suporte moral e ético para a organização.
  • Visão de Futuro – Exprime o que a organização quer ser/alcançar no futuro. Trata-se de uma construção racional (embasada em análises objetivas) e imaginativa (capacidade visionária) capaz de gerar convergência e fornecer um ideal no direcionamento dos esforços organizacionais, devendo mobilizar, inspirar e gerar compromisso.

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