Processo Judicial Eletrônico - Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região

  • Central de Atendimento TRT3: (31) 3228-7000- centraldeatendimento@trt3.jus.br
  • CSJT (Brasília): 0800 200 6272 e (61) 3212-7902
Cadastros

AVISOs

 

Problemas de desempenho e instabilidade do PJe

Desde a implantação da versão 1.11 do Sistema PJe-JT, no final de janeiro de 2016, este vem apresentando instabilidade, o que tem provocado lentidão, e ocasionalmente, indisponibilidade do sistema.

De imediato, a equipe da Secretaria de Infraestrutura Tecnológica (SEIT) aumentou o provisionamento de memória em 36% e a capacidade de processamento do ambiente de execução do PJe-JT em 25%. Entretanto, tais ações surtiram pouco ou nenhum efeito para a solução do problema, uma vez que, apesar do consumo médio de recursos de processamento do ambiente de infraestrutura manter-se em torno de 40% da capacidade disponível, estes são rapidamente exauridos quando ocorre um comportamento anormal do Sistema PJe-JT, exigindo-se a reinicialização parcial ou total do seu ambiente de execução, para restabelecimento do desempenho do sistema, demonstrando que a origem do problema não é insuficiência de recursos.

Desde então, sob orientação e supervisão da equipe técnica do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, foram tomadas medidas adicionais, dentre as quais destacamos: a migração para a versão 1.12.04 do PJe-JT, atualização da versão do banco de dados, melhorias nos mecanismos de gerenciamento das conexões com o banco de dados e mudanças nas ferramentas de monitoramento do ambiente de infraestrutura.

Após a adoção destas medidas, a frequência de reinicialização do ambiente de execução do PJe-JT foi reduzida, e hoje todo o ambiente é reinicializado apenas por uma vez ao dia, às 05:00 horas, permanecendo sob monitoramento constante. Embora minimizem os efeitos prejudiciais ao desempenho, tais medidas são consideradas paliativas.

Em março de 2016, o CSJT informou1 estar concentrando esforços na resolução de problemas que podem estar causando a degradação do desempenho do sistema e uma solução definitiva é esperada com a implantação da versão 1.12.1 do Sistema PJe-JT, que encontra-se em homologação e está prevista para ser implantada em junho de 2016.

Enquanto estamos em processo de implantação da nova versão do PJe-JT, a equipe do CSJT, ciente dos fatos, continua pesquisando em nosso ambiente de infraestrutura, a fim de identificar algum fator adicional desconhecido que possa estar potencializando os problemas de desempenho, e causando lentidão no Sistema PJe-JT.

Agradecemos a compreensão e continuamos trabalhando para solucionar definitivamente o problema, sempre à disposição para eventuais esclarecimentos adicionais.

1 Informação registrada pelo CSJT no Sistema JIRA, em 30/03/2016, no chamado PJe-JT 30944.

 

Incompatibilidade da versÃo do Firefox 64 bits com o PJe

Senhores usuários do PJe,

a nova versão de 64 bits do Firefox, lançada recentemente, apresentou uma incompatibilidade com as funcionalidades de login, assinatura e publicações no DEJT. Sendo assim, pedimos que esta versão não seja instalada em suas máquinas até que uma solução técnica seja encontrada.

No caso em que a atualização da versão já tenha ocorrido, pedimos que a versão de 32 bits seja reinstalada.

O CSJT, responsável pela evolução do sistema PJe, já está trabalhando na busca de uma solução.
Quaisquer problemas na reinstalação da versão de 32 bits do PJe, favor contactar a Central de Atendimento no telefone 3228-7272.

 

Atenção, Senhores Usuários.

O acesso ao sistema PJe pode se dar por diversas formas, a saber:

1. Pelos respectivos endereços eletrônicos do sistema:
PJe 1º Grau: https://pje.trt3.jus.br/primeirograu/login.seam
PJe 2º Grau: https://pje.trt3.jus.br/segundograu/login.seam

2. Pelo link de acesso constante do site do TRT/MG:
https://www.trt3.jus.br/pje/acesso.htm

3. Pelo link de acesso constante do site do TST:
http://www.tst.jus.br/web/pje-jt/trt03-minas-gerais

Assim, caso haja problema de funcionamento do site do TRT, o usuário poderá ter acesso ao sistema, sempre mediante o uso de seu certificado digital, diretamente através de um dos endereços acima mencionados.

Para esclarecimento dos usuários, eventual inacessibilidade do site do TRT/MG não se configura, para fins do artigo 15, da Resolução CSJT nº 136/2014, hipótese de indisponibilidade do sistema PJe.

Sugere-se aos usuários, portanto, terem sempre em seu poder todos os endereços acima informados.

 

Versão do JAVA para o PJe

Os usuários do Processo Judicial Eletrônico não devem instalar a nova versão do Java (versão 8.91) em seus computadores. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça, a nova versão pode causar bloqueio de acesso ao PJe.

O problema foi identificado pelo Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação do CNJ no dia 25/04/16. Segundo o órgão, a atualização impede o carregamento do applet de assinatura e o login no navegador Firefox, impedindo assim o acesso à tramitação processual desejada.

 

PJE não funciona em computadores com Firefox 38.4ESR

A versão 38.4ESR do Mozilla Firefox apresentou problemas para rodar Java. Sendo assim, aqueles equipamentos com esta versão do Firefox não conseguem trabalhar no PJE.
Para contornar esse problema recomendamos voltar para a versão 38.3.0ESR.
Estamos disponibilizando um pequeno tutorial com as instruções.

 

Upload múltiplo - Nova facilidade do PJe

A partir da versão 1.7.0, já instalada no TRT da 3ª Região e outros TRT´s do Brasil uma importante funcionalidade foi acrescentada ao PJE-JT: a possibilidade de upload múltiplo, ou seja, de se carregar, durante o peticionamento, vários arquivos selecionados de uma só vez para o sistema, e não um a um como se fazia nas versões anteriores.

Siga as instruções para o uso da ferramenta.

Upload múltiplo – Roteiro para limpeza do cache do firefox

 

 

Bloqueio de Segurança do Java ao Assinar Documentos

Alguns usuários que possuem Java 8 instalado não conseguem assinar documentos no PJe em função de bloqueio de segurança do Java. O problema já foi identificado e está sendo tratado pela equipe de desenvolvimento do PJe-JT. No momento, recomendamos a solução de contorno descrita no seguinte procedimento.

 

Problemas no acesso ao PJe com Java 8

O CSJT disponibilizou uma página para resolução de problemas de utilização do PJe com Java 8 no endereço http://pje.csjt.jus.br/manual/index.php/
Resolu%C3%A7%C3%A3o_de_Problemas_
com_o_Java_8_no_PJe-JT
.