Notícias

veja mais...

Formação Inicial e Continuada de Magistrados e Formação de Servidores

09/04/2012

A Escola Judicial apresenta seu novo projeto pedagógico e divulga o calendário parcial de atividades do ano de 2012


1- Reestruturação do Projeto Pedagógico

Em 2011, sob a direção do Desembargador César Machado,  a Escola Judicial iniciou a reestruturação do seu projeto pedagógico, sob assessoria da Doutora Acácia Zeneida Kuenzer, Pedagoga do Trabalho, que vem acompanhando a sua implantação em 2012.

A reestruturação do projeto pedagógico da Escola Judicial visa a:

  • atender ao disposto no artigo 5º da Resolução 01/2008 da Enamat;
  • dar cumprimento aos novos desafios da formação inicial e continuada de magistrados e da formação de servidores vinculados à atividade-fim do TRT-MG, com alinhamento ao Planejamento Estratégico do TRT-MG;
  • cumprir a norma contida na Resolução 09/2011 da Enamat, com exigibilidade a partir de julho/2012.

2 - Aprimoramento da Formação Continuada e implantação dos Itinerários Formativos e do Núcleo de Pesquisas

As principais mudanças a serem implementadas no biênio 2012/2013 referem-se:

  • à metodologia de trabalho utilizada para fixação dos conteúdos dos cursos;
  • ao aprimoramento da formação continuada de magistrados e servidores;
  • à implantação de um núcleo de pesquisas, vinculado ao Centro de Pedagogia, com o fim de promover a investigação de temas afetos à Justiça do Trabalho com vistas ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

A formação continuada de magistrados e servidores passará a ser estruturada por meio de itinerários formativos que contemplarão as diversas áreas e conteúdos necessários ao desenvolvimento das competências de cada função ou carreira estratégica. Os itinerários serão construídos por intermédio de grupos focais, constituídos por magistrados e servidores representativos das diferentes carreiras ou funções afetadas pela formação.

Já em abril, serão concluídos os seguintes itinerários formativos relativos:

  • às carreiras de assistentes e assessores de magistrados de 1º e 2º graus;
  • à formação continuada de magistrados;
  • à capacitação em Processo Judicial Eletrônico.

Até o final do ano, serão elaborados outros itinerários específicos das carreiras de Diretor de Secretaria, Oficial de Justiça e destinados ao aperfeiçoamento da execução trabalhista.


3 - Calendário de atividades

Os cursos promovidos pela Escola Judicial observarão as diversas competências a serem desenvolvidas em cada carreira e serão oferecidos por meio de módulos presenciais e a distância.

A organização dos cursos por meio dessa metodologia permitirá que os magistrados e servidores administrem seu percurso formativo de acordo com as necessidades individuais e as especificidades das questões que tramitam nos órgãos ou localidades em que atuam.

Independentemente dos itinerários formativos que estão em discussão, alguns cursos ou atividades já se encontram planejados, tendo em vista as demandas constatadas em levantamento realizado pela Escola Judicial ou as metas nacionais de capacitação da Justiça do Trabalho.

A Escola Judicial divulga as atividades parcialmente previstas para este ano, conforme calendário, ao mesmo tempo em que convida os magistrados e servidores a se integrarem aos grupos focais que estão sendo formados e a enviar suas sugestões a serem apreciadas por meio dos referidos grupos.

Inscreva-se nos cursos e acompanhe os próximos informativos.

Mais informações sobre itinerários formativos, composição dos grupos focais e cursos em elaboração, consulte a Escola pelo e-mail pedagoej@trt3.jus.br  e leia o projeto pedagógico.