Notícias

veja mais...

Escola Judicial divulga Itinerário Formativo para as Funções de Assessor e Assistente de Magistrado.

30/07/2012

A implantação do Projeto Pedagógico da EJ, que conta com a assessoria da Pedagoga Doutora Acácia Kuenzer, trouxe algumas novidades na metodologia de trabalho da Escola. Entre elas, está a construção de itinerários formativos para carreiras críticas ou temas estratégicos de capacitação. Para a construção dos itinerários, estão sendo constituídos, desde abril deste ano, diferentes grupos focais que contam com a participação de magistrados e servidores afetados pelo tema ou carreira em discussão.

Resultado dos encontros presenciais do grupo focal, com a coordenação dos conselheiros da Escola Judicial, Desembargador Emerson José Alves Lage e Juíza Graça Maria Borges de Freitas, e acompanhamento da Professora Acácia Küenzer, conjugados com discussões virtuais, foi concluído o primeiro desses itinerários, já validado pelo grupo: Itinerário Formativo para as Funções de Assessor e Assistente de Magistrado.

O itinerário é constituído por módulos distintos, o que deixará o servidor livre para escolher os temas necessários a sua formação dentre os cursos oferecidos pela Escola. Há também um módulo inicial destinado ao servidor que não tem experiência nas atividades mencionadas, mas que tem interesse em capacitar-se para o desempenho dessas funções.

O grupo focal considerou prioritários os cursos relacionados abaixo, tendo em vista a necessidade de formação de novos assistentes e de atualização daqueles que já exercem a função, cursos estes que terão preferência de oferta pela Escola Judicial no biênio 2012-2013, para além daqueles relativos ao Processo Judicial Eletrônico e à Efetividade da Execução, objeto de itinerários formativos específicos:

Formação Inicial

  • Introdução ao Trabalho do Assistente - Módulo I ;

Formação Continuada – Básica, Intermediária e Avançada

  • Direito Material aplicado às Lides Trabalhistas - Direito Individual do Trabalho - Módulo I; Direito Coletivo do Trabalho - Módulo II – Estudo de casos;
  • Direito Processual aplicado às Lides Trabalhistas – Módulo I - Estudo de casos;  
  • Liquidação de Sentença;
  • Saúde, Segurança e Conforto no ambiente de trabalho – Módulos I a IV;  
  • Metodologia de Pesquisa - Módulos I e II;
  • Elaboração e Redação de Minutas de Decisão - Módulos I  e IV.

No dia 30 de julho de 2012, será feito curso de formação sobre a metodologia de estudos de casos, que será utilizada em alguns dos cursos a serem oferecidos pela Escola Judicial.

Aguardem, em breve, a divulgação dos cursos a serem ofertados.