Page 751 - Demo
P. 751


                                    751Rev. Trib. Reg. Trab. 3ª Reg., Belo Horizonte, v. 70, n. 110, p. 751-752, jul./dez. 2024REFERÊNCIAS DE FILMES E DOCUMENTÁRIOSInteligência Artificial no cinema: o que os filmes dizem sobre a tecnologiaDos filmes clássicos aos contemporâneos que abordam a Inteligência Artificial, a tecnologia tem sempre uma relação complexa com os humanos.Por vezes é ameaçadora, controladora, em cenários apocalípticos - algo que dá até medo. Em outros casos, a IA nos faz refletir sobre a condição humana, o que nos diferencia das máquinas, mas o quanto estamos cada vez mais semelhantes.No mundo atual, assim como alguns filmes sobre Inteligência Artificial anteviram, a linha entre real e virtual é cada vez mais tênue. Isso fica evidente, por exemplo, nas relações que criamos com chatbots e assistentes virtuais, todo dia mais próximos do comportamento humano, muito usados no atendimento ao cliente, personalização e produtos como Alexa e Siri.Em muitos filmes, o caráter ameaçador das máquinas vem justamente da sua capacidade de pensar e agir como humanos. Elas podem tomar decisões autônomas - que, no limite, podem ser desastrosas para a humanidade.Longe da ficção, esse contexto se apresenta nos sistemas de automação, inclusive no marketing, em que os algoritmos podem decidir segmentações de público, exposição de produtos em vitrines, disparos de e-mail e até produzir conteúdos, como a Rock Content tem usado a IA.Os filmes levantam também questões sobre a ética na interação com a tecnologia. Não se pode esquecer que robôs são programados e controlados por humanos e, assim, refletem seus comportamentos. Talvez por isso saiam do controle na ficção e se tornam perigosos.No mundo real, a ética na interação com a Inteligência Artificial está relacionada aos comandos criados para os sistemas e à privacidade dos dados utilizados. No marketing, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) definiu que as empresas devem ser responsáveis pela proteção dos dados pessoais dos usuários.Além disso, o cinema nos faz pensar sobre o potencial da IA no mercado de trabalho. Capazes de agir de forma autônoma, os robôs são capazes de executar inúmeras tarefas, inclusive criativas.Dessa forma, provocam os profissionais de marketing a desenvolverem novas habilidades - se você se comportar como uma máquina, talvez logo 
                                
   745   746   747   748   749   750   751   752   753   754   755